segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Donald Trump é eleito presidente dos EUA e brasileiros criticam o resultado

Durante campanha, uma das promessas do presidente eleito era de deportar imigrantes ilegais do país

Donald John Trump foi eleito o 45° presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (9). Segundo a BBC, o empresário republicano terminou com 290 colégios eleitorais e a democrata Hillary Clinton com 228. Para ser eleito, o candidato devia alcançar 270 colégios eleitorais.
O resultado não foi bem aceito por várias pessoas pelo mundo. Protestos ocorreram durante a semana e críticas não foram poupadas por artistas nas redes sociais. A cantora Lady Gaga postou em sua conta no Twitter “O caos nos EUA é o resultado da campanha irresponsável de Trump. Ele não é um modelo a se seguir, olhe para essa confusão que ele criou. #AmorSuperaÓdio”
Os protestos estão acontecendo por todo o país e estão tomando proporções assustadoras. São vários relatos de violência cometidos contra os eleitores de Trump. Segundo o G1, um manifestante foi baleado em Portland enquanto protestava. Um homem não identificado saiu do carro e disparou contra os manifestantes. A vítima foi levada ao hospital sem correr o risco de morte.
Machismo
Lenisse Guimarães é imigrante brasileira residente do estado do Havaí. Ela diz desaprovar Donald Trump como presidente. “Primeiro pela postura machista, preconceituosa e xenofóbica dele. Acredito que uma pessoa assim vai totalmente contra os ideais americanos” critica Lenisse. Donald Trump possui uma má reputação com as mulheres por conta de seus discursos machistas. Durante a campanha presidencial, um vídeo obtido pelo jornal The Washington Post vazou e foi transmitido por diversos canais de televisão. No vídeo, o candidato republicano faz comentários obscenos sobre mulheres. O vídeo repercutiu também nas redes sociais onde Hillary Clinton se posicionou dizendo em seu Twitter “Isso é horrível. Nós não podemos permitir que este homem se torne presidente.”
Apesar de bilionário e sendo um empresário de bastante sucesso, Donald Trump não tinha ligações políticas antes de anunciar sua candidatura à presidência dos Estados Unidos se tornando uma preocupação não só na questão moral, mas também administrativa. “Segundo, e talvez o que mais me dá medo, é que ele não é um político, ele é um empresário. Não sabemos o que ele fará na presidência. Ele não tem histórico político, então ele é uma incógnita total.” diz Lenisse.
 “Se ele fizer o que prometeu na campanha, será ruim para os imigrantes. Tanto para os que já estão lá, quanto para os que querem ir.” diz Sam Peixoto, professora e tradutora que morou mais de dois anos nos EUA. Uma das promessas que Donald Trump fez durante a campanha foi de deportar qualquer imigrante sem documentação do país. Durante uma entrevista recente à CBS no programa “60 Minutes”, o presidente eleito prometeu deportar desde já até três milhões de imigrantes. Em relação à economia, Trump também preocupa quanto às relações comerciais com o Brasil. De acordo com o site do Itamaraty, os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, tendo o fluxo de comércio bilateral superando US$ 50,5 bilhões em 2015 e continuam a ser o país com maior volume de Investimento Externo Direto (IED) no Brasil, com estoque no valor de US$ 116 bilhões, até 2013.


http://www.cbsnews.com/news/president-elect-trump-says-how-many-immigrants-hell-deport/

Nenhum comentário:

Postar um comentário