segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O mundo globalizado e suas maravilhosas consequências

Até a metade do século XX não era possível imaginar um mundo globalizado como o de hoje. Nossos avós nem sonhavam com as possibilidades que o novo século traria. Comprar coisas em outro país sem sair de casa e receber na outra semana é uma realidade muito recente. Assistir filmes, séries e programas de outro país ao vivo sem esperar meses para ser lançado no país era um desejo, mas não se imaginava como poderia acontecer.
É claro que com essa globalização, problemas surgiram. O consumismo atingiu as pessoas. A ideia de diversos produtos importados em mãos é algo tentador, difícil de resistir. Um celular novo para substitui aquele que foi comprado há um ano, uma peça de roupa nova para dez que você ainda nem usou, um carro que chega a 300 km/h para andar no limite de 50 km/h. Todas essas coisas são maravilhosas, mas ninguém se preocupou em contar a verdade: ninguém precisa delas.
Mas a globalização não é uma vilã. Na verdade ela mais ajuda do que atrapalha. É ótimo estudar um novo idioma e conversar com alguém do outro lado do mundo. Passar e receber conhecimento entre culturas diferentes é algo de interesse de todos. É divertido ver um coreano experimentando iguarias brasileiras ou um brasileiro discutindo as eleições nos Estados Unidos. Quem não se interessa por essa maravilha do mundo moderno, fica para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário