segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Mercado de franquias se mostra uma opção mais segura de empreendimento

O mercado de franquias vem crescendo nos últimos anos. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias), em 2015 o Brasil teve um crescimento de 8,3% totalizando um faturamento de R$ 139.593 bilhões. Empresários encontraram nesse mercado uma forma segura de empreender sem serem prejudicados. Em novembro de 2014 foi inaugurado em Rio Verde o Buriti Shopping. Não demorou muito para que várias franquias se estabelecessem no novo centro comercial. A inauguração foi grande e quem conseguiu um espaço pôde se sentir realizado.

“Observa-se o crescimento de franquias relacionadas aos serviços de alimentação, principalmente com a alimentação saudável, por conta da preocupação com a melhor qualidade de vida e bem estar. São franquias que podem ser montadas em praças de alimentação onde têm a grande circulação de consumidores.” diz o professor e economista Lindomar Almeida. Ele ainda complementa “Um setor similar que tem crescido bastante é o de cuidados pessoais, embelezamento, cosméticos e nutrição devido à preocupação com a imagem nos dias de hoje. Essas empresas estão procurando cada dia mais se expandir no mercado.”

Segundo o professor, duas coisas são importantes para uma empresa entrar no mercado de franquias “Uma pesquisa do quanto esse negócio será absorvido por outros mercados e avaliar o quanto será necessário de investimento para poder despender”. Essas medidas valem tanto para a empresa que deseja se tornar franqueadora, quanto para quem quer se tornar um empresário franqueado. “Pesquisar qual o risco que ele tem ao investir em uma marca já consolidada. Uma avaliação é necessária para saber se ele tem recursos ou se terá que buscar de terceiros. Depois disso, avaliar o retorno que receberá ao investir.” afirma Lindomar.

A dúvida que fica na cabeça de muitos empreendedores é: por que empreender em uma franquia? Segundo o professor “Empreender em um novo negócio pode ser arriscado. O processo para se estabelecer no mercado é longo. Todo o investimento em publicidade e marketing pode gerar gastos muito altos para um negócio ainda não consolidado. A vantagem de se investir em uma franquia é a segurança que a marca já conhecida traz. Nesse caso, o gasto para conseguir ser notado no mercado é muito menor. Basta o empreendedor fazer uma pesquisa e avaliação para identificar a viabilidade deste investimento.”

É necessário, o franqueado, saber qual o grau de conhecimento ele tem sobre o negócio em que irá se aventurar. Muitos empreendedores se arriscam em um ramo de negócios que não possuem o mínimo de conhecimento apenas por ser um serviço ou produto já consolidado no mercado. Acabam por terem prejuízos, isso se não vão à falência. É necessário nesse caso um especialista na gerência. Uma pessoa que entenda e possua boa gestão de negócios no ramo.

Segundo o SEBRAE, o Brasil tem evoluído mais do que a média de outros países no setor de franchising, crescendo constantemente por mais de uma década. Só em 2015 o faturamento brasileiro subiu para R$ 139,6 bilhões. Em 2012 o crescimento começou a dobrar.

Fonte: Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Segundo dados do site do SEBRAE, nos últimos dez anos, o número de redes de franquias saltou de 600 para 2.031, um crescimento de 238%, colocando o Brasil em quarto lugar no ranking mundial, atrás apenas da Coréia do Sul (2.400 marcas), Estados Unidos (2.300 marcas) e China (2.200 marcas.

Fontes:
Professor e Economista Lindomar Almeida
Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Matéria: João Augusto Rodrigues Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário